segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jardim de Temperos

Já pensou usar para o preparo de suas comidas temperos colhidos em sua própria horta?

Ter o nosso próprio jardim de termperos dá um charme a mais em nossa cozinha.


Segundo Geovane Amaro, pesquisador de hortaliças da Embrapa:
O primeiro segredo para que mudas de hortelã, alecrim, coentro, cebolinha, salsinha e pimenta, por exemplo, vinguem é a profundidade do vaso em que eles devem ser colocados. "Coloque, no mínimo, 15 centímetros de terra", diz.
Outra dica é misturar substratos a ela. Adubo orgânico e calcário são os mais indicados e facilmente encontrados em casas de jardinagem.
Nas primeiras semanas, é recomendável colocar um copo de água nos vasos duas vezes por dia. Quando as folhagens começarem a se formar, uma vez ao dia já será suficiente. "Água é essencial, mas colocar muita também não é bom. Ela pode criar um ambiente de proliferação de bactérias que acabam com as plantas."
Outro cuidado essencial é deixar os vasos em contato com a luz do sol durante seis horas, todos os dias.

Pimentas:



Alecrim - deixa o ambiente com um perfume muito especial. Na cozinha, é usado para temperar carnes em geral, legumes e até dar um sabor diferente a omeletes. Cresce bem em ambientes muito ensolarados. Por isso, você pode plantar sua mudinha em vasinhos com 20 cm de diâmetro, usando terra comum de jardim. Para obter novas mudas, é só lascar um galho e plantar em solo úmido.


Cebolinha Verde: Pode ser semeada em pequenos vasos de barro, mas se você quiser ter esse tempero mais rapidamente, uma solução prática é aproveitar as mudinhas que são vendidas na feira. Para isso, quando comprar cebolinha, corte as folhas para uso e plante os toquinhos, com um pouco da raiz. Em pouco tempo, as mudas vão soltar brotos vigorosos e perfumados. Ao plantar, não esqueça que a cebolinha gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica.

Dica do blog Emporium de Idéias : quando alguma cebola perdida na geladeira começar a brotar, transporte-a para um vaso de barro, vidro ou alumínio e o resultado será este.


Coentro - tem as folhas parecidas com as da salsa, mas seu sabor é bem diferente, mais próximo ao do limão. Suas folhas são usadas em inúmeros pratos à base de peixe, as sementes em conservas e o coentro em pó para aromatizar massa de pães e carnes assadas. Pode ser cultivado facilmente a partir de sementes, em vasos com solo rico em matéria orgânica, sempre em locais com bastante sol.
Hortelã - são viçosas e perfumadas e usadas para temperar quibes, saladas, carnes de peixe e carneiro, aromatizar sucos e sobremesas, como sorvetes, pudins e gelatinas. Crescem bem em ambientes ensolarados, mas toleram bem um leve sombreado. No início da primavera, renove a terra dos vasos e aproveite para desfazer o emaranhado das raízes e podá-las, se for necessário.

Vide: http://omeujardim.com

Manjericão - suas folhas são usadas em peixes, carnes e molhos. Pode atingir de 40 a 60 cm de altura, por isso deve ser plantado em um vasio de uns 20 cm de diâmetro. Necessita de bastante sol e, se começar a crescer muito, você deve podar alguns ramos para ativar novas brotações e obter uma planta mais cheia.

Orégano - muito usada em peixes, carnes, saladas, molhos e suco de tomate. Gosta de ambientes ensolarados e solo leve e arenoso, com boa drenagem. As folhas e pontas de galhos podem ser cortadas para serem usadas fresquinhas, e logo vão surgir novos brotos, que vão deixar a plantinha ainda mais densa e decorativa. Não se esqueça de renovar o solo do vaso anualmente, com uma mistura nova e nutritiva.

Vide: http://omeujardim.com

Salsa - é uma plantinha simpática, com folhas bipartidas ou crespas, mas sempre muito aromática. É bastante popular no Brasil e entra na composição de inúmeras receitas salgadas, como carnes, sopas, bolos e saladas. Seu cultivo é muito simples: basta semear num pequeno vaso e deixar junto a uma janela iluminada. Em pouco tempo, você terá uma linda plantinha e ramos fresquinhos para dar um sabor todo especial às suas receitas.


Sálvia: Chega a atingir 30 ou 40 cm de altura, sempre bonita com suas folhas alongadas e meio cinzas. É usado para temperar peixes, carnes, queijo fundido e em cozidos, substituindo o louro. Exige muito sol e pode ser multiplicada facilmente através de estacas de galhos.

Tomilho - pode ser salpicado em qualquer prato à base de peixe, esfregado em carnes, antes de levá-las ao forno, e misturado em queijos e requeijões. Atinge de 10 a 30 cm de altura, e tem os ramos aveludados, que normalmente só começam a ser colhidos depois que a planta atinge dois anos. Para crescer bem, necessita de bastante sol e de um solo leve e arenoso.

Vide: http://omeujardim.comardim

Alface:


Tomatinho


Um jardim de Temperos...



Arquivo Casa e Jardim


Quem não tem quintal pode deixá-los na janela da cozinha mesmo...Inspire-se:

Arquivo - Casa e Jardim







E para quem gostou da idéia,  o blog Além da Rua Atelier oferece lindos vasinhos que vão embelezar ainda mais o nosso jardim de temperos:

Vide:http://alemdaruaatelier.blogspot.com

E o blog ainda está celebrando a chegada da primavera e sorteando dois lindos vasinhos!!! Vamos Participar!!! http://alemdaruaatelier.blogspot.com

Beijo a Todos!!!

6 comentários:

  1. Adorei!!!
    Prepare-se, assim que minha hortinha estiver pronta, vc será convidada para aquela deliciosa salada, todalmente natural e sem agrotoxicos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alex,
    Terei o maior prazer de comer da sua saladinha e ainda vou querer a foto para colocar aqui no blog!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Esse post tá lindo!
    Eu tentei fazer minha hortinha lá em casa mas eu nunca consigo levar a frente... tem muito pulgao! Gastei uma grana com material e depois com remédios e tal mas as pragas nao deixam as plantas, e é um pouco complicado pq eu tenho as minhas plantinhas e mamae as delas e ela nao gosta que ponho remedio nas dela, diz que vou matar, resultado: as pragas q estao nas delas vem pras minhas e nao adianta.
    Tenho mtos pes de pimenta mas os piolhos tomam conta das folhas ... é uma tristeza! :(

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanusa, o problema lá em casa foi diferente..foi com os canteiros que meu noivo fez ...sábado encontrei com a cebola no portão..kkkk! O cachorrinho arranca tudo!!!!enquanto não cercar não vai ter jeito de ter hortinha!!!

    ResponderExcluir
  5. gostei de tudo que eu vi achei lindo procuro sempre na net para mim de ideias linda comoa suas

    ResponderExcluir
  6. olá! ahh que espetáculo...o mais incrível é que comemos pelos olhos quando enxergamos estas coisas lindassss...bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...